Atualização dos casos de COVID-19 em Três Corações

Este post atualiza os dados apresentados no post do dia 21 de julho (link). Os dados foram atualizados até do dia 05 de setembro. Os ajuste foram feitos usando o modelo de compartimentos denominado SIR com parâmetros dependentes do tempo.

Para descrever de maneira mais apropriada a dinâmica de uma epidemia temos o modelo SIR descrito pelas equações

dS(t)/dt=-b(t) I(t)S(t)/N

dI(t)/dt= b(t) I(t)S(t)/N – g I(t)

dR(t)/dt= g I(t)

onde t é o tempo, S(t) é o número de pessoas suscetíveis no tempo t, I(t) é o número de pessoas infectadas no tempo t e R(t) é o número de pessoas retiradas (que ganharam imunidade por ter tido a doença ou mortas) no tempo t. Os parâmetros b e g representam a taxa de contágio  e a taxa de recuperados no período, respectivamente. Neste modelo a população total N=S+I+R é constante.

I(t) = total de casos(t)-R(t)

R(t) = recuperados(t)+mortos(t)

Neste modelo foi incluído uma dependência temporal para o parâmetro b, assim b(t) nas equações acima.  A Reprodutibilidade Basal (R0) é dada por b/g, no nosso caso Rt=b(t)/g. O Re, reprodutividade basal equivalente (ou número efetivo de reprodução), é definido por Re=RtS(t)/S(0). O dia 0 é o dia do primeiro caso de COVID-19 confirmado na cidade. O primeiro gráfico apresenta a Reprodutibilidade Basal equivalente (Re) em função do tempo (t,dia), o segundo gráfico apresenta o logaritmo do número de casos confirmados (log N) em função do tempo (t,dia) e o terceiro gráfico número de casos confirmados no dia em função do tempo (t,dia), juntamente com a média móvel – estrelas – (janela de 15 dias). O cálculos foram implementados no MatLab(c). Para estas simulações S0=6.9867e+04 e g=1/14. Teremos o controle da doença quando Re for menor do que 1, neste caso a doença tende a desaparecer da população. Um indicador acima deste valor indica a necessidade de manutenção de medidas de isolamento. O valores apresentados aqui devem ser considerados apenas como indicativo de tendência da evolução da doença.