SOBRE MIM

Sílvia Ester Orrú é graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestre e doutora em Educação com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). É professora colaboradora na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Campus Poços de Caldas.

Atua como professora e pesquisadora na área das Ciências Humanas e Sociais. 

Interessa-se por estudos e pesquisas tendo a diferença como valor humano: a coexistência da inclusão/exclusão na contemporaneidade; mecanismos de exclusão na escola e sociedade; processos dialógicos inovadores e inclusivos para uma educação democrática; inclusão e diferença no contexto escolar e universitário; direitos humanos; direitos das mulheres; inclusão, diferença e direitos sociais na América Latina, educação e inclusão de pessoas com AutismoS. É coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI).

É autora de livros, capítulos e artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem diversos artigos seculares, vídeos e entrevistas publicadas na mídia como forma de difundir e popularizar a ciência.

É apaixonada pela natureza, por música, poesia e fotografia. Pratica atividade física regularmente e tem o voo livre de parapente como sua mais recente forma de viver e perceber a vida no Agora!