Liga Acadêmica de Combate à Pseudociência (SAPIENTIA) existe no âmbito do Instituto de Química da UNIFAL-MG. As atividades da LIGA são registradas na PROEX e contam como ACEx. Caso tenha interesse mandar e-mail para nelson.lemes@unifal-mg.edu.br
Objetivos Gerais
A Liga Acadêmica de Combate à Pseudociência tem como finalidade principal promover o pensamento crítico, o método científico e a alfabetização científica entre estudantes universitários e a sociedade em geral, atuando ativamente na identificação, análise e desconstrução de discursos pseudocientíficos presentes em diferentes áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos
- Fomentar a discussão crítica sobre práticas, crenças e discursos não fundamentados em evidências científicas.
- Estimular a formação de uma postura ética, racional e cética entre os membros da comunidade acadêmica.
- Promover a divulgação científica acessível e de qualidade, com embasamento rigoroso.
- Estabelecer diálogos interdisciplinares entre ciência, filosofia e educação para tratar da desinformação científica.
- Identificar e analisar criticamente conteúdos pseudocientíficos veiculados em mídias, redes sociais, discursos institucionais e práticas profissionais.
- Colaborar com ações de extensão e educação científica para o público externo à universidade.
Atividades Principais
- Promover Palestras e mesas-redondas com especialistas das áreas de ciência, filosofia e educação, sobre temas como antivacinação, terraplanismo, negacionismo climático, homeopatia, astrologia, teorias da conspiração etc.
- Promover Grupos de estudo para Leitura e debate de textos científicos e filosóficos sobre ceticismo, epistemologia, falácias lógicas e método científico.
- Promover Campanhas de divulgação científica, com criação de conteúdos para redes sociais, cartilhas, vídeos e podcasts sobre temas populares marcados por desinformação.
- Elaborar de resumos, artigos e relatórios sobre as atividades da liga e os temas estudados. Participar em eventos de divulgação científica (semanas acadêmicas, feiras de ciência, etc.).
- Monitoramento de fake news e desinformação, com produção de relatórios ou posts desmistificando conteúdos pseudocientíficos virais.
- Realizar oficinas e minicursos sobre pensamento crítico e ciência em escolas. Colaborando com professores do ensino básico para inserção de práticas de alfabetização científica.