PESQUISA

O foco de nosso trabalho de pesquisa está no desenvolvimento de novos materiais para aplicações em diversas áreas de interesse tecnológico.

Temos grande experiência na síntese, preparo e caracterização de materiais óxidos multifuncionais (ZnO, TiO2, CeO2, CuO, SrTiO2, Ca3Co4O9, etc.). Exploramos as funcionalidades destes materiais e estudamos as rotas estratégicas no sentido de potencializarmos as suas propriedades de interesse via engenharia de defeitos.

Especificamente temos interesse no desenvolvimento das propriedades magnéticas de óxidos “dopados” com metais de transição, os óxidos magnéticos diluídos (OMDs), no desenvolvimento de propriedades termoelétricas de sistemas complexos para aplicação em dispositivos para reciclagem de energia (energy harvesting) e em materiais para fotocatálise no tratamento de efluentes.

Dispomos em nossos laboratórios (LNMD/LPOE) de infraestrutura para o preparo dos óxidos via rotas físicas e químicas (sinterização convencional, sol-gel, precursores poliméricos, co-precipitação, autocombustão, spin-coating e etc.) em diferentes escalas, volumétrica (bulk), filmes finos, e nanoestruturados

Para caracterização estrutural e funcional empregamos usualmente as técnicas de difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica e de microanálises em geral (MEV, MET, EDS, WDS, EBSD, etc.), espectroscopia de absorção de raios X* (XAS, XANES e EXAFS), espectroscopia de espalhamento Raman, espectroscopia de absorção (UV-VIS) e fotorreflectância difusa, espectroscopia de absorção no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), análises térmicas (TG e DTA), magnetometria SQUID, etc. 

Consulte a aba sobre o LNMD/LPOE.

Dispomos ainda de profícuas parcerias nacionais (USP-São Paulo, USP-São Carlos, UNESP-Rio Claro e UNICAMP) e internacionais (Universidade de Valência na Espanha).  

Nas páginas seguintes você encontrará uma breve apresentação dos temas e a sugestão de leituras mais específicas e especializadas de cada uma das áreas, bem como, a descrição de alguns de nossos trabalhos recentes.

* Medidas realizadas no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS).