Laboratório

O Laboratório de Inovação no Ensino de Geografia Física foi criado em 2019 com o intuito de formentar as discussões sobre o uso de tecnologias emergentes ou as novas TIC’s aplicadas ao ensino de Geografia, amparadas em metodolgoias ativas e significativas.

No espaço estão sendo desenvolvidas atividades pedagógicas de disciplinas sobre realidade virtual e aumentada usando aplicativos, imagens 360 graus (produção de roteiros de campo virtual) e SARndbox – Caixa de Areia de Realidade Aumentada para projeções do relevo e bacias hidrográficas.

O laboratório com ainda com equipamentos, tais como Projetor Interativo Ultra Curta Distância e Impressora 3D para impressão de recursos didáticos.

Acesse a Galeria de Fotos: Visita de alunos do projeto UNIFAL Para Todos

Objetos Educacionais Produzidos

Uma das propostas do ambiente é produzir materiais pedagógiocs digitais no contexto de Objetos Educacionais Abertos, propondo recursos que possam ser usados para discutir e/ou auxiliar os debates sobre temas geógraficos abordados na educação básica e no ensino superior.

Entre esses recursos estão a produção de Storymaps usando a plataforma ArcGisOnline para mapear fenômenos geográficos e produzir geoapp’s (storymaps). Outra inciativa é a produção de atividades de campo e visitas técnicas virtuais interativas.

Atividades de Campo e Visitas Técnicas Interativas em Ambiente Virtual

As atividades de campo e visitas técnicas virtuais interativos se utilizam de tecnologias emergentes ou as novas TIC’s, que usando imagens equiretangulares (esféricas) coletadas em ambientes internos e externos, juntamente com a inserção de conteúdo interativo, possibilitam a visualização e o acesso a informações técnicas dos espaços. 

Em plataformas específicas se consegue traçar rotas interativas de diversos contextos. Como exemplo, segue abaixo produtos elaborados no laboratório exemplificando esses recursos, que podem ser visualizados em computadores ou dispositivos móveis conectados a internet, mas também em óculos de realidade virtual.

Tour Virtual Interativo

Museu do Apartheid – Joanesburgo – África do Sul

Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG