Fotorreator

Fotorreatores

Fotorreatores são dispositivos projetados para realizar reações químicas ou biológicas ativadas por luz. Utilizam fontes de radiação como LEDs, lâmpadas UV ou visíveis para induzir processos fotoquímicos ou fotobiológicos em soluções, gases ou superfícies.

Esses sistemas permitem o controle preciso de variáveis experimentais, como intensidade luminosa, comprimento de onda, temperatura e agitação, otimizando o desempenho das reações. São amplamente utilizados em áreas como síntese de nanomateriais, degradação de poluentes, tratamentos de água e produção de energia renovável, como fotossíntese artificial.

Fotorreatores modernos incorporam tecnologias avançadas, como microcontroladores, que oferecem automação e maior versatilidade em aplicações industriais e laboratoriais.

Nesse sentido, desenvolvemos um Fotorreator que utiliza tubos de ensaio de 15 mL, que pode ser utilizado na fotodegradação de corantes.

Modelagem 3D desenvolvida utilizando o software Fusion 360 da Autodesk (versão educacional).
Impressão 3D realizada em uma impressora Creality Ender 3 S1, utilizando filamento de PETG.

 

 

 

 

 

 

 

Apresentado este projeto nos seguintes eventos:

  • I Congresso Nacional de Extensão em Engenharia Química (Anais do Evento): Fotodegradação de Corante: Desenvolvimento de um Fotorreator de baixo custo para o Ensino de Reações Fotoquímicas;
  • X Simpósio Integrado UNIFAL-MG: Degradação do Corante Azul de Metileno por Fotocatálise Heterogênea Utilizando um Nanocomposto Baseado em Nanopartículas Magnéticas e TiO2;
  • II Brazilian Symposium on Nanotechnology Engineering: Photocatalysis with TiO2 Nanoparticles: A Study of Rhodamine B Dye Degradation in a Low-Cost Photoreactor;
  • 36º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (36º ERSBQ-MG): Desenvolvimento e Aplicação de um Fotorreator Simples para Estudos de Fotocatálise Heterogênea.