Construindo Fractais

Ementa: Fractais e arte; Fractais famosos; Criando fractais; Métodos iterativos e linguagem de programação; Algoritmos e imagens digitais.

Objetivo geral: Provocar discussões sobre o conceito de fractal na sala de aula e na matemática.


Metodologia de Ensino: Aulas expositivas, palestras, pesquisas orientadas e construções de figuras.

  • Tapete de Sierpinski
  • Curva de Koch
  • O trabalho de Escher e fractais
  • Fractais e arte
  • Fractais iterativos
  • Imagens digitais
  • Dimensão não inteira
  • Conjunto de Mandelbrot com R e com Python.
  • Preparar plano de aula sobre fractais

Identificar contextos em que a geometria fractal aparece.
-Construir exemplos de aproximações de imagens fractais.

Aplicar processos iterativos na produção de imagens digitais. Criar fractais por meio de algoritmos computacionais ou do uso de softwares.

Pensar sobre formas de apresentar o conceito de fractal em sala de aula. Introduzir o conceito de algoritmo na sala de aula.